GENE WILDER

Ovni"s e Alien"s
Principal

Ator

[11 / 06 / 1933 <==> 29 / 08 / 2016]

Jerome Silberman, mais conhecido apenas como Gene Wilder, foi um famoso ator norte americano, conhecido pelos fãs e admiradores pelos seus diversos trabalhos em uma longa carreira cinematográfica em filmes de TV e cinema desde a década de 1960 até sua última atuação no ano de 2011.

Gene Wilder nasceu Jerome Silberman em na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin [EUA], em uma família judia.
Seu pai, William, tinha emigrado da Rússia, e sua mãe, Jeanne, muitas vezes passou mal devido à complicações de doença cardíaca reumática, sendo que um médico alertou Gene Wilder aos oito anos de idade, para que "Nunca discutisse com sua mãe, porque você pode matá-la".
Tente fazê-la rir", disse ele.
Devido à isto, Wilder começou à fazer coisas engraçadas para sua mãe, como falar em sotaques diferentes e fazer danças divertidas.

Isso na realidade foi o impulso que Gene Wilder teve para se interessar na carreira artística.
Após um breve período em uma academia militar na Califórnia, Wilder mudou-se de volta para Milwaukee e se envolveu com ao teatro local, fazendo sua estréia no palco como Balthasar em uma produção de Shakespeare "Romeo e Julieta".
Depois de terminar o colegial, Wilder estudou artes de comunicação e de teatro na Universidade de Iowa [EUA], e em seguida fez curso de teatro no no "Old Vic Theatre School Bristol" em Bristol, Reino Unido.
Gene voltou para os Estados Unidos para estudar o método "Stanislavski" de atuação, mas foi prontamente convocado para o Exército dos EUA durante dois anos, durante os quais ele trabalhou como médico na Pensilvânia.

Em seguida, ele mudou-se para Nova York, onde ele trabalhou em uma série de atividades, incluindo até ser professor de esgrima, para se sustentar enquanto ele estudava interpretação.
Aos 26 anos, Wilder decidiu criar seu nome artístico, o qual achou mais adequado para apreentação em espetáculos e filmes, então escolheu "Gene Wilder".
Ele tomou o seu novo primeiro nome de um personagem de uma novela e de um dramaturgo chamado "Thornton Wilder".
Ele começou a aparecer com alguma regularidade em espetáculos da Broadway.
Em 1963 a produção de "Mother Courage and Her Children", ele conheceu Anne Bancroft, que o apresentou a seu namorado, o famoso diretor e produtor "Mel Brooks".
Wilder e Brooks se tornaram amigos, e Brooks decidiu que queria lançar Wilder em uma produção do roteiro que ele estava escrevendo, "The Producers".

Wilder fez sua estréia no cinema com um papel menor em 1967 no filme "Bonnie e Clyde".
Ele assumiu seu primeiro papel principal um ano depois em "The Producers", representando "Zero Mostel's Max Bialystock".
O filme foi um fracasso de bilheteria e recebeu críticas mistas, mas Wilder ganhou uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
Ele rapidamente começou a ter valor no mercado cinematográfico de Hollywood, tendo partes em várias comédias, incluindo o personagem-principal em "Willy Wonka & the Chocolate Factory" [A Fantástica Fábrioca de Chocolate".
O papel de Gene Wilder como Willy Wonka fez com que ele ficasse ainda mais conhecido e os produtores viram que ele era capaz de realizar qualquer tipo de representação, isso devido ao seu alto desempenho no filme.

Apesar do sucesso pessoal de Wilder, no entanto, nenhum de seus filmes deste período reuniu-se com muito sucesso comercial.
Ele finalmente quebrou se sobressaiu com um papel no filme de Woody Allen de 1972 chamado "Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo (* Mas Tinha Medo de Perguntar).
Wilder foi capaz de avançar com uma boa carreira no cinema também na próxima década [1970].
Ele co-estrelou com o ator Richard Pryor em quatro projetos: Silver Streak (1976), Stir Crazy (1980), See No Evil, Hear No Evil (1989) e Another You (1991).
Stir Crazy, em que Wilder e Pryor faem os papés de prisioneiros reclusos, foi um sucesso notável, consolidando a reputação de Wilder nas telas.
Em 1981, Wilder co-estrelou com a atriz Gilda Radner, uma comediante mais conhecida por seu papel como um membro do elenco original no programa "Saturday Night Live".

Embora ambos fossem casados ​​na época, eles começaram um relacionamento no set e em seguida procuraram os divórcios para que eles pudessem se casar em 1984.
Os dois tiveram muito carinho um pelo outro, embora Wilder recordou mais tarde ser frustrado por sua carência.
Ao tentar engravidar, Radner foi diagnosticada com câncer de ovário, e faleceu em 1989.
Para honrar sua memória, Wilder criou a fuldação "Gilda", um grupo de apoio para pacientes com câncer.
Durante os anos 1990 Wilder estave envolvido em uma série de filmes que fracassaram e programas de televisão cancelados rapidamente.
Mas em 1999, Wilder estrelou e co-escreveu de "Television Murder in a Small Town".
O filme ambientado no ano de 1938, conta a história de "Cash" Carter (Wilder), um diretor Broadway de sucesso que deixa Nova York para executar uma companhia de teatro no estado de Connecticut.

Quando Murder in a Small Town estreou foi um sucesso.
Nesse mesmo ano, Wilder anunciou que tinha sido diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, a partir do qual ele se recuperou com a ajuda de quimioterapia e transplantes de células estaminais.
Quando os anos 90 chegaram ao fim, Wilder efetivamente se aposentou do show business.
Embora ele apareceu como convidado em "Will and Grace" em 2002 e 2003, ele logo desistiu de show business, e disse:
"Eu gosto de show, mas eu não gosto do negócio".
Em 2005, ele publicou um livro de memórias, "Kiss Me Like a Stranger".

Curiosidades:
Wilder continuou a escrever e publicou dois romances e uma coleção de histórias curtas desde 2007.
Wilder foi casado quatro vezes.
Seu primeiro casamento com a esposa Maria Mercier durou cinco anos 1960-1965.
Ele então se casou com Mary Joan Schutz em 1967 e adotou sua filha, Katharine.
Wilder também foi casado com Gilda Radner em 1984 e ficaram juntos até a morte dela em 1989.
Wilder se casou com Karen Webb em 1991, ficando com ela até a sua morte.
Gene Wilder ficou muito irritado com os diversos "memes" que circulam na internet utilizando sua foto em cena do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", dizendo que isso é uma grande falta de respeito, e pediu para que parassem com essa ofensa à sua pessoa.


Causa da Morte:
Gene Wilder morreu na manhã de 29/08/2016 com 83 anos de idade, em sua casa na cidade de Stamford - Connecticut - (EUA), devido à complecações da doença de Alzheimer.

Sepultamento:
O corpo de Gene Wilder foi cremado, conforme seu desejo e suas cinzas foram entregues à seus familiares.
Não se tem informações se suas cinzas foram despejadas em algum local especial, ou se foram guardadas.

_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Gene Wilder

Gene Wilder


Gene Wilder e sua esposa Gilda Radner em sua casa na cidade de Stamford - Connecticut (EUA)


Gene Wilder


Gene Wilder e o elenco do famoso filme
"A Fantástica Fábrica de Chocolate"


Gene Wilder e Kelly LeBrock, companheiros de elenco no filme
"A Dama de Vermelho"


Gene Wilder e seu companheiro de filmagens Richard Pryor


Famosa foto de uma cena do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" que viralizou na internet com os diversos "memes" criados

Trabalhos:

Gene Wilder

 


Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com